Conheça os Institutos de Tecnologia do SENAI-RS

16/11/2022

Aumentar a competitividade e a produtividade é um dos principais desafios da indústria. No Rio Grande do Sul, o SENAI e sua rede de Institutos de Tecnologia possuem um importante papel para o fortalecimento do setor, apoiando empresas de diferentes portes e segmentos por meio de soluções tecnológicas com alto valor agregado.

Localizados estrategicamente em seis cidades gaúchas e atuando em setores industriais relevantes para o nosso estado, os Institutos SENAI de Tecnologia promovem o desenvolvimento tecnológico das empresas, com serviços que vão desde consultorias até pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos.

Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificada e infraestrutura laboratorial completa, nossos institutos estão preparados para manter a sua empresa atualizada tecnologicamente e deixá-la a frente no mercado. Conheça agora todos os Institutos SENAI de Tecnologia presentes no Rio Grande do Sul e entenda como cada um deles colabora no desenvolvimento tecnológico da indústria gaúcha.

Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas 

Localizado na capital gaúcha, o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas atua desde 2017 no oferecimento de serviços tecnológicos para a indústria alimentícia. Atendendo nas áreas de alimentos e bebidas, ração animal, suplementos alimentares, alimentos nutracêuticos, cosméticos e embalagens, o Instituto é especializado em análises laboratoriais, prototipagem, consultorias e PD&I. Com infraestrutura completa e equipamentos modernos, possui laboratórios de microbiologia e físico-química, além de ter acreditação em ensaios microbiológicos na CGCRE/INMETRO.

Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial 

Fundado inicialmente como Centro Tecnológico do Calçado, em 1990, o Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial está em Novo Hamburgo, cidade situada em um dos principais polos calçadistas do país, que é o Vale do Rio dos Sinos. Oferecendo serviços de consultorias tecnológicas, metrologia e PD&I, o Instituto atua nas áreas de calçados, EPIs, economia circular e logística, atendendo a indústria com uma equipe técnica especializada e seus laboratórios de ensaios mecânicos, de biomecânica e de equipamentos de proteção individual.

Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente 

Iniciando suas atividades em 1966, como Centro Tecnológico do Couro, o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente fica localizado em Estância Velha e é considerado hoje um centro de referência nacional em tecnologias para as áreas do couro e meio ambiente. Certificado pela ISO 14001, dispõe de laboratórios como físico-químico, físico-mecânico, efluentes e microbiologia, com ensaios acreditados pela CGCRE/INMETRO e cadastro junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). O Instituto também é sede do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL), contribuindo para elevar a competitividade das empresas com base na responsabilidade ambiental e no desenvolvimento economicamente sustentável.

Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário 

O Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário é referência para a cadeia produtiva de madeira e móveis no Rio Grande do Sul. Está localizado na cidade de Bento Gonçalves, atendendo empresas com foco em serviços de consultoria e metrologia nas áreas de madeira e mobiliário, metalmecânica, automação, mecatrônica, eletroeletrônica, têxtil e vestuário. Com infraestrutura laboratorial completa e uma equipe técnica dedicada aos serviços metrológicos, o Instituto possui um escopo de mais de 800 ensaios realizados, garantindo a máxima segurança e controle de qualidade nos produtos das empresas.

Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica 

Atuando inicialmente como Centro Tecnológico de Mecatrônica, em 1992, o Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica de Caxias do Sul está preparado para atender as demandas de diferentes setores industriais, em áreas como Indústria 4.0, IoT, Automação, Robótica e Lean Manufacturing. Com foco em serviços de consultoria, certificação de produtos e PD&I, o Instituto conta com uma equipe técnica qualificada e infraestrutura de ponta com laboratórios de Mecatrônica, Metalurgia, Engenharia de Produção, Eletrônica e mais. Além disso, possui acreditação pela CGCRE/INMETRO como Organismo de Certificação de Produtos (OCP), ficando habilitado a avaliar as empresas para certificação compulsória ou voluntária de seus produtos e serviços.

Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia 

O Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia oferece serviços tecnológicos para a indústria desde 2008, localizando-se na cidade de Esteio. Atua com pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias, ensaios e calibrações em áreas como Eficiência Energética, Eficiência Térmica de Equipamentos, Integração de Sistemas de Energia, Energias Renováveis, Petróleo e Biocombustíveis.

Os 6 Institutos de Tecnologia do SENAI no Rio Grande do Sul fazem parte de uma ampla rede formada por outras 56 unidades espalhadas pelo país. Indústrias que atuam em setores como alimentício, couro, madeira, mobiliário, moda, calçados, petróleo e tantos outros podem buscar nossos institutos especializados para atender o seu segmento. Seja para aplicar novas tecnologias, receber consultorias ou aprimorar produtos, os Institutos SENAI de Tecnologia estão preparados para tornar a sua empresa mais competitiva e desenvolvida no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.